Espaço Leiria Economia inaugurado no edifício do Mercado Municipal

“Pretendemos que o projeto Leiria Economia se afirme cada vez mais como um motor económico do concelho”, referiu o Presidente da Câmara Municipal a propósito de um espaço que passa a acolher as Divisões Municipais relacionadas com a Economia.

0.jpg

O Presidente da Câmara Municipal de Leiria Gonçalo Lopes, a Vereadora da Economia Catarina Louro, e o Secretário de Estado da Economia João Neves.

 

 

“Pretendemos que o projeto Leiria Economia se afirme cada vez mais como um motor económico do concelho”, referiu o Presidente da Câmara Municipal a propósito de um espaço que passa a acolher as Divisões da Economia, Comércio e Atividades Económicas e do Turismo e Grandes Eventos do Município de Leiria, o Gabinete de Inserção Profissional, uma área administrativa da CUF, o Espaço Empresa, a Startup Leiria e, em breve, o Programa Brightstart que a Deloitte está a desenvolver com o Politécnico de Leiria.

 

1-(1).jpg

 

“É fundamental, nesta conjuntura económica especialmente desafiante, apoiar o empreendedorismo numa fase mais crítica dos projetos, em especial entre os jovens, e este espaço inscreve-se precisamente nesse objetivo”, disse o presidente da Câmara Municipal, dando nota de um conjunto de projetos que o Município tem em curso no sentido de aumentar a atratividade do concelho, nomeadamente o Leiria Innovation Hub, para atração de empresas de base tecnológica para o topo norte do Estádio de Leiria, o Parque Empresarial de Monte Redondo, um espaço co-work no antigo edifício da EDP, o Logistic Hub, e ainda a aposta na criação de um cluster ligado às energias renováveis em Leiria, com forte envolvimento do setor privado, nas áreas do hidrogénio e da utilização dos efluentes agropecuários como matéria-prima para a produção de biometano.

O Presidente referiu também, que o projecto tem potencial para a “construção de pontes entre os agentes que promovem o desenvolvimento do território, sejam os gestores dos recursos públicos, dirigentes do associativismo empresarial, de que são exemplos a Acilis, a Nerlei, a Startup, o Instituto Politécnico” e a “muito empreendedora classe empresarial que tem assumido um protagonismo decisivo na elevação do patamar competitivo e na afirmação de Leiria como uma das regiões de maior dinamismo do País”.

4-(4).jpg

 

Na cerimónia, o secretário de Estado da economia, João Neves, destacou o trabalho que o Município de Leiria tem desenvolvido na área económica, em especial na criação de condições para que o investimento e empresarial e a dinâmica estrutural de transformação da economia constitua uma marca distintiva do que acontece no concelho.

“Misturando as diferentes valências que fazem a actividade económica de um concelho” e estabelecendo redes, “assentes numa estratégia equilibrada e sustentada capaz de construir uma solução” tem permitido que Leiria “continue a estar no mapa das regiões mais empreendedoras do País”.

 

5-(5).jpg

 

Falando ainda da importância do papel do Politéctico de Leiria, “A articulação entre conhecimento e capacidade de empreender é decisiva para que o nosso país, nos tempos mais desafiantes, continue na senda do crescimento económico”.

A inauguração ficou ainda marcada com uma homenagem a João Vasconcelos, um leiriense que foi grande impulsionador da aposta no empreendedorismo jovem no país.

 

6-(6).jpg

 

 
Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.