26 Set 2022

1ª Conferência Leiria Economia - 23/09 - Teatro Miguel Franco

1ª Conferência Leiria Economia

conferncia-leiria-economia-23-09-2022-(1).jpg

 

A 1ª Conferência Leiria Economia decorreu no dia 23 de setembro, no Teatro Miguel Franco, e que contou com organização do Município de Leiria e da Vida Económica - Grupo editorial.


Abriu a sessão, a vereadora com o pelouro da Economia, Catarina Louro, que referiu o percurso muito positivo que Leiria tem feito ao nível do desenvolvimento em todos os setores, destacando, na área da economia, a importância que tem a iniciativa privada em Leiria, assente na dedicação, e especialmente, na capacidade de gestão de risco dos e das Leirienses que como afirmou "(...) têm no seu ADN a capacidade de empreender, de arriscar e de inovar".


Catarina Louro, destacou ainda a importância do programa Leiria Economia - um programa recente, que tem já uma plataforma, que se pretende que seja, um interface entre o Município e as empresas.

 

conferncia-leiria-economia-23-09-2022-(2).jpg


Na conferência estiveram em debate a “Inovação: Impacto na Economia Local” e “As Empresas e a Aceleração tecnológica”, contando com intervenções de Diogo Araújo, da Agência Nacional de Inovação – ANI, António Poças, presidente da Nerlei, Vítor Ferreira, da StartUp Leiria, Nuno Mangas, presidente do Compete 2020, João Duque, Professor do ISEG, Pedro Silveira, AICEP, Rui Brogueira, da RESPOL, e Paulo Pinto, da La Redoute.

 

conferncia-leiria-economia-23-09-2022-(6).jpg

 

conferncia-leiria-economia-23-09-2022-(7).jpg

 

A sessão foi encerrada pelo Presidente do Município, Gonçalo Lopes e pelo Secretário de Estado da Economia, João Neves.

O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, deixou um agradecimento aos empresários de Leiria pelo contributo que têm dado para o desenvolvimento do concelho e afirmação de Leiria como uma das regiões mais dinâmicas do País, destacando um conjunto de projetos que o Município se encontra a desenvolver com o propósito de elevar o patamar competitivo da região.

 

Dando nota dos indicadores relativos à vocação internacionalista que colocam a região muito acima da média nacional, o presidente da Câmara enumerou um conjunto de projetos em curso com o objetivo de tornar o concelho mais competitivo.

 

“Estamos empenhados na concretização de vários projetos que acreditamos vão ter um impacto muito positivo nesta região, de que são exemplos a criação do Leiria Innovation Hub, para atração de empresas de base tecnológica para o topo norte do Estádio de Leiria, estamos preparar um novo Parque Empresarial de Monte Redondo, tal como a criação de um espaço co-work no antigo edifício da EDP, vamos abrir em breve novas instalações da Startup Leiria no Mercado Municipal e estamos também a preparar a criação de um Logistic Hub na nossa maior zona industrial”, destacou.

 

Na intervenção, referiu ainda que o Município está muito empenhado nas áreas do ambiente e energia, com o objetivo de criar condições para o desenvolvimento de um cluster ligado às energias renováveis em Leiria, com forte envolvimento do setor privado, passando pela aposta no hidrogénio e na utilização dos efluentes agropecuários como matéria-prima para a produção de biometano, um projeto que terá um grande impacto na resolução do problema relacionado com os efluentes agropecuários.

 

O secretário de Estado da Economia, João Neves, que deixou uma nota de alerta face à situação que enfrentamos, muito volátil e complexa, de crescentes tensões inflacionistas, além de uma grande incerteza sobre o que acontecerá nos próximos meses, em função da evolução da guerra causada pela Rússia, destacou a necessidade de valorizar a participação das empresas portuguesas nas cadeias de valor.

 

O governante destacou ainda a importância de uma construção de uma economia sólida, com maior ênfase nos sistemas de inovação, melhoria de práticas e de organização industrial, tal como capacidade de atração de talento, com vista a uma melhor capacidade de resposta aos desafios.

 

Pode visualizar a conferência em https://www.facebook.com/municipioleiria.

Voltar

Tags

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.