O Município de Leiria encontra-se empenhado em promover o desenvolvimento económico do Concelho, atraindo quer investimento público quer privado.

Conheça alguns dos projetos que vão dinamizar a vida económica e social de Leiria.

 

Renovação do Mercado Municipal

mercado-municipal-1.jpg

Mercado Municipal

 

O Mercado Municipal de Leiria, é para muitos cidadãos, símbolo de produtos frescos e locais. Representa também, uma das referências socioeconómicas e urbanas no centro da cidade.

Reabilitar o Mercado Municipal significa criar um centro dinamizador e atrativo para quem o visita, o que, aliado ao crescimento da cidade e à modificação dos hábitos dos consumidores e dos circuitos e processos de comercialização e de distribuição de produtos agroalimentares, permitirá enquadrá-lo de forma harmoniosa no atual tecido urbano e comercial da cidade de Leiria.

A empreitada inclui intervenção no atual conjunto de edifícios do Mercado Municipal, com o objetivo de concentrar todos os operadores permanentes do mercado, no piso térreo do edifício poente, criando condições no piso inferior para as operações de aprovisionamento e estacionamento público dirigido aos clientes do mercado.

 

mercado-municipal-2.jpg

Mercado Municipal

 

O novo espaço ficará ainda dotado de melhores condições de trabalho para todos os operadores, prevendo-se a construção de zonas de balneários e de novas instalações sanitárias.

Além disso, será ainda sujeita a intervenção a zona envolvente direta do edifício poente, com o objetivo de dotar o espaço exterior de condições para a venda regular dos produtores de hortofrutícolas e permitir, simultaneamente, a valorização de todas as fachadas como área comercial e o acesso ao público com dificuldades de mobilidade.

A valorização e rentabilização da utilização do conjunto de edifícios que integram o mercado municipal justificou a intervenção da ala poente, visando dotá-la de condições para a instalação de um espaço multifuncional para Startups.

 

mercado-municipal-3.jpg

Mercado Municipal

 

A solução adotada permitirá o funcionamento independente relativamente ao piso térreo, tendo sido reformuladas as comunicações verticais.

Conheça mais acerca do projeto em https://www.cm-leiria.pt/areas-de-atividade/obras-municipais/requalificacao-do-mercado-municipal.

 

Leiria Innovation Hub – Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa

leiria-innovation-hub.jpg

Leiria Innovation Hub

 

O Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, localizado no centro de Leiria, é um complexo desportivo que acolhe diversos eventos desportivos, académicos, de dança e música, entre outros. Surgiu com o objetivo de ser palco para o Campeonato da Europa de futebol de 2004, sendo casa, durante bastante tempo, da equipa de futebol local, União Desportiva de Leiria.

O Leiria Innovation Hub ou Centro de Negócios de Leiria, projetado para o Topo Norte do Estádio, é um espaço inteiramente dedicado a empresas TICE (Tecnologia, Informação, Comunicação e Energia), que procurará dar resposta a investimentos na área do digital, fundamentais para a dinâmica económica da região.

Uma das prioridades é promover a região de Leiria como atrativa para as empresas dos ramos tecnológico e digital.

leiria-innovation-hub-2.jpg

Leiria Innovation Hub

 

Com uma área total de construção de 20.329 m2, o Leiria Innovation Hub irá ocupar os pisos 5, 6 e 7 da torre poente e os quatro pisos do corpo central, estando também incluídos os pisos 0 e 1 da torre nascente.

 

leiria-innovation-hub-3.jpg

Leiria Innovation Hub

 

Nestas zonas, serão criadas condições para o funcionamento de diversas atividades, nomeadamente receção, cafetaria, espaços de reunião, auditório, instalações de apoio, espaços para empresas TICE, salão de eventos, estando também previsto um restaurante-bar na cobertura do edifício e um ginásio na área a ocupar na torre nascente.

 

leiria-innovation-hub-4.jpg

Leiria Innovation Hub – salas de reuniões

 

Estes serviços serão apoiados por um estacionamento de três pisos com 400 lugares, já existente.

A fachada interior será em caixilharia de vidro, controlada por telas exteriores de sombreamento que filtram e controlam a luz de sul, garantindo a opacidade total desta fachada, sempre que necessário, pela existência de um controlo elétrico central que permite o encerramento da totalidade dos estores exteriores.

Conheça mais acerca do projeto em https://www.cm-leiria.pt/areas-de-atividade/obras-municipais/topo-norte-do-estadio-municipal.

 

Parque Empresarial de Monte Redondo

A criação do Parque Empresarial de Monte Redondo tem como objetivo oferecer uma área infraestruturada e atrativa com serviços de apoio às empresas, tornando-o um polo de produtividade, inovação e exportação. Além dos objetivos de acolhimento empresarial, pretende-se fixar a população, criar postos de trabalho qualificados, e fomentar o desenvolvimento de sinergias de cooperação entre os vários ecossistemas económicos.

O Parque Empresarial de Monte Redondo situar-se-á na União de Freguesias de Monte Redondo e Carreira, e promoverá o desenvolvimento económico de todo o Concelho. A área total do terreno a intervencionar é de 594.668 m2, e está prevista a disponibilização de 46 lotes, cuja área total ocupada é de 333.145 m2, tendo cada um dos lotes uma área média de 7.240 m2.

 

parque-empresarial-mr-planta.jpg

Planta do loteamento previsto para o Parque Empresarial de Monte Redondo

 

Outros projetos

Sublinhamos também outros projetos tanto de iniciativa pública, como de iniciativa privada de valorização económico-social do território.

O investimento na área da saúde revela ser um fator importante para o nível de qualidade de vida de um território, contribuindo para atração e captação de recursos humanos, bem como do desenvolvimento de inovações tecnológicas. Inevitavelmente estes projetos contribuirão, não só para o desenvolvimento socioeconómico do concelho de Leiria, como da Região Centro em geral.

O investimento na ferrovia, através da modernização da Linha do Oeste pretende reforçar a competitividade do sistema ferroviário por meio da redução dos tempos de viagem e dando resposta aos níveis de procura por parte dos passageiros. Este investimento resulta num serviço ferroviário com comboios elétricos mais confortáveis, seguros, rápidos, inclusivos, frequentes e mais amigos do ambiente.

O investimento na abertura do aeroporto em Leiria assume-se como decisiva para a dinamização da região e do país. A existência de um aeroporto regional, segue uma perspetiva de proximidade com outras regiões nacionais e internacionais, contribuindo para um aumento da competitividade, o que atribui a Leiria um potencial relevante de crescimento económico futuro.

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.